Apresentação!

Olá pessoal, bem-vindos ao TOME O PULSO!, este espaço destina-se a publicações de relatos de casos e outras informações que venham a ser interessantes.
O blog tem o intuito de promover a interação dos seus visitantes com os casos, solicitando a estes que analisem e descubram o diagnóstico e procedimento utilizados para a situação que está sendo apresentada.
A origem dos casos são várias e confiáveis, boa parte publicados em sites internacionais, que são traduzidos e aqui apresentados da forma mais fidedigna possível.
Quando for solicitada a opinião do leitor quanto ao diagnóstico, fique atendo para barras de outra cor, o diagnóstico ou resposta correta aparecerão quando selecionarem esta barra, tente dar seu diagnóstico antes de ver a resposta. Outra forma de avaliar seus acertos será com a publicação de um caso que somente terá sua resposta publicada quando sair um novo caso, ou seja, você poderá dar seu diagnóstico por comentário e então conferí-lo um tempo depois no próximo post. Qualquer dúvida entre em contato.
Por hora penso que seja isso, conforme a carruagem anda as melancias se ajeitam.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DÊ O DIAGNÓSTICO: HOMEM DE 30 ANOS COM HISTÓRICO DE RASH CUTÂNEO

Autor: Dr. Adam R. Taintor

Identificação

Paciente do sexo masculino, de 30 anos de idade, nascido em Guadalajara, México.

Anamnese

Anteriormente a esta manifestação, o paciente apresentou um histórico de 2 anos de rash cutâneo. Este rash teve início em membro inferior esquerdo, como uma pequena mancha de coloração rósea. Posteriormente, esta lesão tornou-se branca e então, lentamente espalhou-se, mantendo uma borda rosada.
Dois meses antes do início dos sintomas atuais, o pacientes queixou-se de “queimação” no membro superior esquerdo. Nesta ocasião, buscou um dermatologista, para avaliação de “vitiligo” e iniciou tratamento com cetoconazol em creme para tínea versicolor. Não havendo melhora, foi solicitada uma biópsia.

Exame físico

Paciente aparentando estar em excelente estado geral. Seu braço esquerdo, tórax, costas e abdômen apresentavam áreas dispersas de lesões de tamanhos pequeno a grande (1 – 8 cm), com hipo-despigmentação central e bordas rosadas. (Figuras 1-3).

LESÕES NO DORSO DO PACIENTE (Fig. 1)





LESÕES EM MEMBRO SUPERIOR (Fig. 2)





LESÕES TORÁCICAS (Fig. 3)





NÓDULOS EM TORNOZELO (Fig. 4)


A sensibilidade tátil estava preservada, mesmo nas áreas despigmentadas. Não foi palpado nenhum espessamento de nervos em braços, pernas ou pescoço. Não observou-se acometimento da face.


Histopatologia

A microscopia óptica, por colocaração H&E (Figuras 5-7), observavam-se agregados linfocitários e histiócitos em todas as camadas da derme, mas eram mais extensivos na derme superficial, com presença de zona de Grenz. O infiltrado extendia-se a diversos nervos cutâneos, com múltiplos fócus de proliferação perineural.

Microscopia em menor aumento (Fig. 5)





Aumento intermediário (Fig. 6)





Microscopia em maior aumento (Fig. 7)
PERGUNTAS:

O Tratamento também é uma questão que vocês podem responder, por favor coloquem nos comentários as suas opiniões.


A discussão, tratamento e referências serão postadas antes do próximo caso, aguarde...

Um comentário: