Apresentação!

Olá pessoal, bem-vindos ao TOME O PULSO!, este espaço destina-se a publicações de relatos de casos e outras informações que venham a ser interessantes.
O blog tem o intuito de promover a interação dos seus visitantes com os casos, solicitando a estes que analisem e descubram o diagnóstico e procedimento utilizados para a situação que está sendo apresentada.
A origem dos casos são várias e confiáveis, boa parte publicados em sites internacionais, que são traduzidos e aqui apresentados da forma mais fidedigna possível.
Quando for solicitada a opinião do leitor quanto ao diagnóstico, fique atendo para barras de outra cor, o diagnóstico ou resposta correta aparecerão quando selecionarem esta barra, tente dar seu diagnóstico antes de ver a resposta. Outra forma de avaliar seus acertos será com a publicação de um caso que somente terá sua resposta publicada quando sair um novo caso, ou seja, você poderá dar seu diagnóstico por comentário e então conferí-lo um tempo depois no próximo post. Qualquer dúvida entre em contato.
Por hora penso que seja isso, conforme a carruagem anda as melancias se ajeitam.

domingo, 26 de setembro de 2010

HISTÓRIA DA MEDICINA - ANTIGUIDADE (01) - Medicina e vida e pós-morte (01)


ANTIGUIDADE
Época em que nas diferentes partes do mundo e nos diferentes graus de evolução, as sociedades não se baseavam sobre uma interpretação racional do mundo. Assim, as doenças, o nascimento e a morte, eram considerados de acordo com a visão que se tinha das realidades mágica, religiosa e ritual.
Medicina e vida e pós-morte
A entrada da civilização na Antiguidade é marcada pelo surgimento da escrita, da roda e do arado (4.000 a.c à 3.500). A possibilidade de troca de informações e consciência de que o ser humano era capaz de controlar a natureza traz consigo a idéia de que também era possível controlar sua própria vida. Ela, consequentemente, passa ser tema de estudo. Surge assim a Medicina. Prolongar a existência terrena, livrar e aliviar o sofrimento dos doentes passa a ser tão importante quanto existência pós-morte.




Os limites da vida ultrapassam a morte, e é preciso cuidar da vida no pós-morte tanto quanto da terrena.

(Texto de Felipe Tomazelli)


Nenhum comentário:

Postar um comentário